10 maneiras de fortalecer o relacionamento com o cliente

Algumas empresas conseguem construir um negócio estável que se fortalece ao longo dos anos, enquanto outras passam por grandes oscilações e acabam fechando as portas. Qual é a diferença? Relações fortes com o cliente. Embora muitos fatores levem ao seu sucesso, uma etapa essencial é criar uma base sólida de clientes que retornam a você com o tempo e enviam negócios futuros para você por meio de indicações.

Relacionamentos sólidos com o cliente são muito parecidos com qualquer outro tipo de relacionamento. Eles exigem comunicação, empatia e confiabilidade. Aqui estão 10 maneiras simples de fortalecer o relacionamento com seus clientes.

1. Torne a comunicação fácil e confortável

Seus clientes sabem que podem entrar em contato com você quando precisam? Eles sabem como? Relacionamentos sólidos com o cliente exigem comunicação ativa, e isso significa que seus clientes precisam se sentir à vontade para entrar em contato. Deixe os clientes saberem se você é mais bem localizado por e-mail, WhatsApp ou alguma outra forma de comunicação. Você também deve saber como eles preferem ser contatados.

Você também pode garantir que seus clientes se sintam confortáveis ao te procurar, mesmo que seja para fazer perguntas simples que ele ache bobeira. Eles devem vê-lo como um especialista amigável e acessível que os guiará durante o processo.

2. Acalme os clientes

Normalmente quando alguém se aproxima de você porque tem um problema que não consegue resolver e que está interferindo em seus negócios ou vida é preciso entender que isso os coloca em uma posição vulnerável.

Primeiro, certifique-se de que eles sabem que estão em boas mãos. Eles querem sentir que encontraram a solução (você), mesmo que os detalhes ainda não estejam claros. Reconheça que você realmente entende a situação deles. Assim, eles estarão prontos para ouvir sua estratégia.

A sua experiência também pode ajudar com outros clientes que passaram por algo semelhante. Ao mostrar que trabalhou com outras pessoas ou negócios na mesma situação, você os ajuda a se sentirem seguros ao escolher sua empresa para atender às necessidades deles. Você pode fazer isso em uma conversa ou no seu site por meio do depoimentos de clientes.

3. Trate os clientes como indivíduos

Seus clientes não querem sentir que estão recebendo conselhos básicos do tipo que você dá para todo mundo.

Todos os clientes e suas situações são únicos. Sim, eles são semelhantes e, sim, você pode garantir que tem a experiência certa para atender. Você provavelmente pode até tem uma estratégia básica de partida para problemas comuns.

Só não faça seus clientes se sentirem como um número. Isso não significa que você precisa se lembrar dos nomes de todos os filhos ou do aniversário de seus cães. Você deve ter um entendimento sólido de por que eles vêm até você. Quanto mais personalizada for sua abordagem e sua comunicação, mais forte será o relacionamento.

4. Supere continuamente as expectativas do cliente

Uma das melhores maneiras de construir relacionamentos sólidos com os clientes é fazer um ótimo trabalho. Seu produto ou serviço deve atender às necessidades deles e muito mais. Se você ouvir comentários como “Nuh! Eu não esperava por isso ”, então você está indo na direção certa.

Exceder as expectativas requer apenas um pouco mais de reflexão. Talvez sua embalagem seja bonita e funcional. Ou talvez você faça um acompanhamento para garantir que tudo funcione conforme o esperado.
Se você mostrar aos seus clientes que presta atenção aos detalhes e realmente se preocupa com os resultados, eles continuarão a te procurar.

5. Seja um bom ouvinte

Você já teve uma conversa em que sentiu que simplesmente não estava sendo compreendido? É simplesmente frustrante!

Você não quer que seus clientes estejam nesta posição. Eles vão começar a pensar que você não consegue se comunicar ou (pior ainda) que não se importa realmente com as preocupações deles. Se eles sentirem que suas preocupações não estão sendo ouvidas, é provável que procurem a concorrência.

Para evitar esse final infeliz. não comece a pular para as soluções antes de realmente entender o problema deles.

6. Seja uma pessoa (não um endereço de e-mail)

A melhor maneira de se conectar com os clientes é conhecê-los pessoalmente. A comunicação face a face é apenas mais pessoal e eficaz. 
Mas e se sua empresa for totalmente remota como a 3Nós? Você ainda pode ser acessível. Sempre que possível, coloque personalidade em sua comunicação e permita que os clientes saibam um pouco mais sobre você e sua empresa.

Você não quer sentir que a sua empresa não tem um tom de voz para a qual eles só enviam e-mails quando há um problema. Em vez disso, eles devem ter uma conexão emocional com você e com sua empresa, e isso só acontece quando você torna as interações pessoais.

7. Defina um caminho claro

Os clientes querem saber o que esperar. Geralmente, eles vêm até você porque estão em um novo território. No nosso caso, muitas vezes, eles não entendem de design ou como os nossos serviços promovem os objetivos de negócio das empresas. É um novo mundo para eles e estão procurando um guia.

Se você definir um processo claro desde o início, você garante a eles que sabe o que está fazendo. Você também ajuda a definir expectativas. Os clientes ficam ansiosos quando há incerteza, e você pode evitar isso informando com antecedência o que você planeja entregar e quando planeja entregar.

8. Assuma a responsabilidade pelos erros

Às vezes cometemos erros. Enquanto tentamos cobrir todas as bases e manter tudo funcionando perfeitamente, de vez em quando, a vida nos prega uma peça e alguma coisa foge ao nosso controle.
A pior abordagem nessa situação é desaparecer, tentando se esconder até corrigir o problema ou ignorá-lo completamente. Normalmente, quanto mais você espera para resolver um problema com um cliente , piores são as consequências.

Se você assumir a responsabilidade pela situação logo no início, pode permanecer como a principal escolha do seu cliente. Ele sabe que você identificou e está trabalhando em uma solução. E quando você assume o comando, mesmo que não tenha sido sua culpa, você ganha o respeito do seu cliente.

9. Incentive o feedback (e haja de acordo)

Para continuar atendendo bem seus clientes, você precisa saber o que está fazendo certo e o que precisa ser melhorado. A melhor fonte dessas informações é o cliente.

Estabeleça um ciclo regular de feedback, no qual você pede aos clientes que informem o que está funcionando ou não. Isso mostra a eles que você está lá para atender às necessidades deles sempre, não apenas para vender produtos ou construir sua base de clientes.

Para que isso seja realmente eficaz, no entanto, você também precisa estar disposto a agir de acordo com o feedback do cliente. Quando eles veem que você implementa uma de suas sugestões (ou percebem que você está examinando isso), você prova que está ouvindo e que é flexível. Isso fortalecerá a conexão deles com você ao longo do tempo.

A última dica e mais importante!

10. Demonstre gratidão por seus clientes

Se você quer que seus clientes acreditem, você deve demonstrar sua gratidão. Pode ser um pequeno gesto, como uma nota de agradecimento ou um presente personalizado. 

Isso também pode ser o início de uma cultura de gratidão, onde você busca maneiras de retribuir aos seus clientes . Talvez você os convide para uma sessão especial de lives e aprendizado, ou crie outro material rico como um e-book onde ofereça informações valiosas para ajudá-los a ter sucesso. Esta é também outra ótima maneira de mostrar que você é o especialista e quer superar as expectativas.

Enquanto muitas empresas buscam atalhos para o sucesso, na esperança de superar a concorrência, aquelas que sobrevivem a longo prazo têm ótimos relacionamentos com seus clientes. Para manter sua cartela de clientes cheia, comece a trabalhar em algumas dessas áreas hoje. Relacionamentos fortes contribuem para uma reputação sólida.

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