6 maneiras de motivar seus funcionários durante o COVID-19

Para que as empresas tenham sucesso neste momento, é mais importante do que nunca focar no bem-estar dos funcionários e ajudá-los a enfrentar a agitação psicológica durante o Coronavírus.

Além de combater os aspectos físicos do COVID-19, muitos funcionários também se vêem enfrentando as adversidades emocionais da pandemia. Tanto empresários quanto colaboradores estão lidando com estresse, ansiedade e depressão enquanto tentam equilibrar novas realidades no trabalho e em casa. 

Para que as empresas tenham sucesso neste momento, é mais importante do que nunca focar no bem-estar da sua equipe. Aqui estão cinco maneiras pelas quais empreendedores podem promover bem-estar para motivar seus funcionários durante a crise atual. 

Mantenha a calma

Embora sempre necessário, um líder deve ser essencialmente sensato durante um desastre. Independentemente de como um chefe possa se sentir nesse momento, os funcionários precisam de alguém para procurar segurança. Um chefe motivador permanecerá calmo, comunicando um plano claro para as circunstâncias do momento, mesmo que precise reconhecer mudanças no negócio.

Faça da segurança uma prioridade

É difícil para as pessoas se sentirem confiantes quando não se sentem seguras. Os empregadores precisam garantir que não apenas os locais de trabalho estejam em conformidade com as diretrizes governamentais, mas também transmitam valor à saúde dos funcionários. 

Manter uma empresa aberta significa manter proeminentemente sabão, luvas e máscaras de fácil acesso para uso de toda equipe. As empresas que operam remotamente devem discutir as políticas de saúde da empresa, destacando quaisquer planos alterados para os funcionários porventura afetados pelo COVID-19. 

Preste atenção

Mais uma vez, uma prática recomendada sempre, mas essencial para a moral no momento. Estar atento às preocupações dos funcionários pode ajudar as empresas a reagir aos desafios antes que eles aumentem. Para muitos funcionários, apenas a capacidade de aliviar as tensões através do diálogo é um presente que lhes permite voltar ao trabalho. 

A escuta às necessidades pessoais do funcionário poderá também levantar situações críticas que ele esteja passando e, adequar o trabalho por meio de acordos flexíveis pode atendê-lo e aumentar a produtividade no trabalho. Um pai ou mãe sobrecarregado pode precisar mudar seu horário para que possa prestar melhor assistência à criança durante o fechamento da escola. Um trabalhador que cuida de um parente doente pode precisar operar remotamente por algum tempo. A escuta empática e compassiva permite o tipo de compartilhamento seguro necessário para manter um ambiente de trabalho positivo no momento. 

Reorientar atividades 

Outra estratégia é reorientar as atividades. Como muitos estão descobrindo, e a 3Nós também está sentido na pele, nem todas as tarefas realizadas com facilidade em uma mesa de um escritório se traduzem suavemente em uma mesa em casa. Pode ser desafiador para o colaborador tentar fazer o trabalho que sempre fez sem esforço no ambiente de trabalho em um ambiente homeoffice, que por muitas vezes, trabalha ativamente contra ele.

Por esse motivo, pode ser aconselhável reorientar temporariamente o cronograma, atribuindo tarefas que podem ser feitas fora de ordem ou com um prazo mais flexível. 

Invista no desenvolvimento

Agora pode ser o momento perfeito para investir no desenvolvimento profissional e de negócios. Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional para os funcionários os lembra de que haverá um futuro para eles, na empresa e no mundo em geral, além de fornecer as ferramentas para trabalhar com renovada paixão e confiança. 

Assista a nossa aula gratuita sobre “Como turbinar as vendas da sua empresa através do marketing digital” 

Brainstorm

“A criatividade não anda escassa. O que acontece é que a maioria das organizações se esforça para acabar com ela”, afirma o guru da administração Peter Drucker.

Para empresas mais ociosas, aproveite a oportunidade para que os funcionários vasculhem seus arquivos, organizem sus arquivos e e-mails. Mas muito além disso, agora, pode ser um momento generoso para que as melhores ideias surjam na sua empresa. 

“A Toyota é um exemplo de companhia que favorece a participação dos empregados. A montadora japonesa os incentiva a contribuir com qualquer sugestão que tiverem, mesmo as mais simples ou desimportantes. Existe até uma meta a atingir todo ano: um milhão de idéias. É verdade: para a empresa, o engajamento é tão importante que existe um número a atingir. De acordo com o Sistema Toyota de Produção, a participação constante aumenta a criatividade, a reflexão e a capacidade de pensar, além de garantir um ambiente de inovação diário. No final de cada ano, a montadora promove o Idea Expo Annual, um evento que destaca as maiores inovações tecnológicas criadas por sua equipe.”DOMINGOS, Carlos. Oportunidades Disfarçadas (Histórias Reais de Empresas que Transformaram Problemas em Grandes Oportunidades).

Abrir a cabeça para essa mudança permitirá que os funcionários se sintam e sejam produtivos, apesar dos tempos difíceis, e posicione a empresa para inovar quando o negócio está em modo de contenção.

De mais a mais, manter um diálogo aberto com a equipe sobre mudanças, reconhecimento e implementação de idéias e soluções criativas, podem melhorar o gerenciamento e as relações gerais da empresa.

 Em conjunto com as outras estratégias descritas aqui, as empresas podem ver a motivação crescer, ajudando-as a emergir do COVID-19 como empresas mais duráveis e bem-sucedidas.

Veja também Como o seu negócio pode SOBREVIVER ao Coronavírus?

 

Leave a Reply