5 tipos de clientes para vender mais

Aumente seus clientes fiéis para aumentar suas vendas

Parece que você está constantemente enfrentando o problema de tentar encontrar novos clientes. Você pode ficar obcecado em garantir que sua publicidade, exibição e preço fiquem gritando para atrair novos negócios.

Buscar novos clientes para aumentar as vendas é necessário, mas, ao mesmo tempo, pode acabar prejudicando a sua empresa. Em vez disso, seu foco deve estar em clientes fiéis – os 20% de seus clientes que atualmente são seus melhores clientes.

Entendendo os cinco tipos de clientes

Seus melhores clientes atuais devem ser vistos como uma oportunidade contínua. Para entender melhor a lógica por trás dessa teoria e enfrentar o desafio de criar a lealdade do cliente , primeiro você precisa entender os cinco principais tipos de clientes:

Fiel: são menos de 20% da sua base de clientes, mas representam mais de 50% de suas vendas.

Chorão: compram seu produto com frequência, mas tomam suas decisões com base no tamanho dos descontos.

Impulsivo: não precisam comprar um item específico no topo da lista, mas entram na loja por capricho. Eles vão comprar o que parece bom no momento.

Andarilho: não têm necessidade ou desejo específico em mente quando entram na loja. Em vez disso, eles querem um senso de experiência ou comunidade.

Baseado na necessidade: têm uma intenção específica de comprar um tipo específico de item.

Se você é sério sobre o crescimento de seus negócios, precisa direcionar os clientes fiéis e comercializar sua loja para alavancar os compradores por impulso. Os outros três tipos de clientes representam um segmento de seus negócios, mas também podem fazer com que você direcione incorretamente seus recursos se colocar muita ênfase neles.

Aqui está uma descrição adicional de cada um dos tipos de clientes e como lidar com eles:

Fiel

Naturalmente, você precisa se comunicar com esses clientes regularmente por telefone, correio, email, mídia social e muito mais. São essas pessoas que podem e devem influenciar suas decisões de compra e merchandising. Nada fará com que um cliente fiel se sinta melhor do que solicitar suas contribuições e mostrar o quanto sua empresa o valoriza. Geralmente, quanto mais você faz, mais eles recomendam sua empresa para os outros. E o boca a boca positivo é ouro para os negócios.

Chorão

Essa categoria pode trazer resultados tanto positivos quanto negativos, apesar de ser um dos principais contribuintes para o fluxo de caixa. Esse mesmo grupo, no entanto, muitas vezes pode acabar custando dinheiro, porque eles estão mais inclinados a consumir somente quando houver ofertas. Os compradores com desconto nem sempre são facilmente transformados em clientes fiéis.

Impulsivo

Este é o segmento de cliente mais impolgante de se atender. Ajudar um comprador por impulso é fazer com que ele responda favoravelmente às suas recomendações. Você deve direcionar suas exibições para esse grupo, pois elas fornecerão uma quantidade significativa de insights e conhecimentos dos clientes. Eles também costumam fazer compras quando pressionados na direção certa.

Andarilho

Para muitas lojas, esse é o maior segmento em termos de tráfego, mas o menor em termos de conversão de vendas. Não há muito o que fazer sobre esse grupo, porque o número de andarilhos que você possui é mais direcionado à localização da sua loja do que qualquer outra coisa. No entanto, lembre-se de que, embora eles não representem uma parte significativa de suas vendas imediatas, são uma verdadeira voz para sua comunidade. Muitos andarilhos compram apenas a interação e a experiência que lhes é proporciona. Fazer compras para eles não é tão diferente de sair para comer. Como eles estão apenas procurando por interação, provavelmente contarão aos outros sobre a experiência que tiveram na loja. Portanto, embora o tempo gasto com clientes errantes deva ser minimizado, eles não podem ser ignorados.

Baseado em Necessidade

Por último e não menos importante, as pessoas nesta categoria são motivadas por uma necessidade específica. Quando eles entram na loja, eles procuram ver se podem suprir essa necessidade rapidamente. Caso contrário, eles sairão imediatamente. Eles compram por uma variedade de razões, como uma ocasião específica, uma necessidade específica ou um preço absoluto. Por mais difícil que seja para satisfazer essas pessoas, elas também podem se tornar clientes fiéis se forem bem atendidas. Os vendedores podem não achar muito divertido servir, mas, no final, muitas vezes representam sua maior fonte de crescimento a longo prazo.

É importante lembrar que os clientes com base nas necessidades podem ser facilmente perdidos pelas vendas pela Internet ou por um varejista diferente. Para superar essa ameaça, é necessária uma interação pessoal positiva, e geralmente de um de seus principais vendedores. Se eles são tratados com um nível de serviço diferenciado no meio digital ou na loja física, há uma chance muito grande de torná-los clientes fiéis.

Atendendo aos cinco tipos de clientes

Vender é uma arte apoiada pelo marketing. Quem domina melhor o marketing, domina melhor o mercado e para dominar o mercado tem que conhecer os clientes e os padrões de comportamento que orientam as suas decisões.

Usar esse entendimento para transformar clientes impulsivos, viciados em descontos, com base em necessidades e até andarilhos em clientes fiéis ajudará a expandir seus negócios. Ao mesmo tempo, garantir que seus clientes fiéis tenham uma experiência positiva cada vez que entrarem em sua loja seja online ou física, servirá para crescimento da sua empresa e aumento do seu lucro.

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