6 motivos para ter um site (mesmo quando suas redes sociais estão bombando)

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o retorno expressivo nas redes sociais não diminui a necessidade de uma marca ou negócio possuir seu próprio site. Na verdade, as redes sociais podem complementar o site e vice versa. Ambos possuem particularidades e são muito importantes para a construção da imagem da empresa.

Mas por que preciso de um site se o Facebook e o Instagram já atraem clientes? Existem alguns benefícios que apenas um site pode trazer para sua marca. Na verdade, possuir seu próprio domínio não é apenas benéfico, mas primordial. Atualmente, garantir uma presença online integral é fundamental para resultados consistentes em curto, médio e longo prazo.

Na prática, os melhores resultados são atingidos quando essas plataformas são usadas em conjunto e de forma coerente. Cada uma delas tem um propósito específico junto ao público alvo e a capacidade de potencializar o número de acessos e engajamento de forma mútua.

Credibilidade

Há 20 anos possuir um escritório ou uma loja era muito importante para que a empresa ganhasse credibilidade no mercado. Hoje em dia, quando grande parte das nossas vidas está concentrada na internet, o mesmo se aplica para os domínios virtuais. Na realidade, uma parcela expressiva das empresas já não possui lojas físicas.

Para os clientes, uma página no Facebook não traz a mesma confiança que um site próprio. Dentre outros fatores, isso acontece porque uma página nas redes sociais pode ser administrada por qualquer pessoa, enquanto o domínio exige veiculação de dados cadastrais. Essas informações podem, inclusive, serem averiguadas online. Além disso, caso alguém registre um domínio para sua marca é possível abrir um processo reivindicando a propriedade.

Para deixarmos esse assunto ainda mais claro, podemos fazer uma analogia com os endereços físicos. Enquanto um site é um endereço fixo de um escritório ou uma loja, uma página nas redes sociais é o mesmo que um pequeno estande em um shopping.

Facilidade de ser encontrado

Um site bem construído e com informações relevantes é muito importante para que você aumente as suas chances de ser encontrado na internet. Plataformas de busca como o Google priorizam o conteúdo dos sites. Eles mapeiam as informações para apresenta-las nos resultados de pesquisas. Ou seja, os sites possuem relevância muito maior que as redes sociais e, por isso, são muito mais fáceis de serem encontrados.

Além disso, quando o seu site está otimizado de acordo com as métricas do Google, ele utiliza as informações que você coloca nas páginas para saber as áreas de atuação de seu negócio. Assim, ele segmenta o conteúdo e apresenta para os públicos que tem maior probabilidade de gostar do seu site.

Conteúdo específico

Entre o site e as redes sociais precisa haver coerência de informações, mas as plataformas são muito diferentes e, portanto, a abordagem também precisa ser diferente. Normalmente o que gera mais engajamento nas redes sociais são conteúdos pontuais e novidades.

Já o site é o melhor lugar para apresentar a empresa de forma mais completa, abordando, por exemplo, sua história, política e valores. Outra excelente dica é possuir um blog no site, onde podem ser abordados assuntos atemporais e informações relevantes para o público alvo, esclarecendo dúvidas sobre o negócio, a empresa ou produtos.

Estabilidade em longo prazo

Imagine que a rede social na qual o seu negócio tem mais resultado começa a perder usuários. O que irá acontecer com sua marca? As redes sociais são plataformas cuja relevância aumenta ou diminui rapidamente e com muita facilidade. Basta que algo novo e mais interessante surja para que as pessoas migrem de plataforma.

Para que a sua empresa não perca clientes com essas variações nas redes sociais é importante direcioná-los para um endereço fixo. Além disso, é conveniente garantir que o fluxo de acessos no site venha de várias fontes, assim o seu negócio poderá ser encontrado de diversas formas e não estará sujeito à visibilidade de uma única plataforma virtual.

Controle das informações

Quando você cria uma página nas redes sociais, apesar de ser o administrador, você não tem segurança e domínio completo das informações. As páginas estão sujeitas às políticas da rede social e podem ser retiradas do ar a qualquer momento.

Atuação em conjunto

A melhor forma de ação para uma marca ou negócio na internet é utilizar tanto o site quanto as redes sociais para garantir autoridade e visibilidade. Ao integrar essas duas ferramentas é possível ampliar as conexões e aumentar o número de acessos em ambas as plataformas.

Além disso, é importante manter a identidade visual e a coerência das informações. Ao adotar uma estratégia de marketing digital completa você passa mais segurança e credibilidade para os seus clientes, aumentando consideravelmente os resultados.

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