A importância de uma marca bem feita para o seu negócio

O mundo dos negócios sempre foi um terreno competitivo e exigente, onde diversos fatores são determinantes para o sucesso. Dentre esses existe um que é a primeira a conquistar (ou não) o cliente: a marca.

A marca é muito mais que o logotipo, apesar de ele ser de extrema importância para o reconhecimento da empresa. Ela é o DNA, ou seja, um conjunto de características (incluindo valores, posicionamento, nome, logotipo, cores, etc.) que diferenciam uma empresa.

Nesse ponto, vemos a importância, para qualquer negócio, de ter uma marca bem feita. Ela é o primeiro contato que o cliente tem com o empreendimento. É o que conecta o consumidor ao serviço ou produto.

O processo de criação obviamente não é algo simples e é por isso que existem estudos em todo o mundo a respeito da construção de uma marca. Existem vários requisitos que ela precisa atender para estar alinhada ao negócio.

Refletir o posicionamento e a estratégia da empresa

No processo de construção da marca é muito importante que o posicionamento e a estratégia do empreendimento estejam bem definidos, pois a marca deve estar alinhada com esses aspectos. Ela precisa condizer com cada um dos valores que a instituição deseja transmitir, assim ela vai atrair exatamente o público que a organização deseja, sendo uma ponte entre serviço ou produto e cliente.

Da mesma forma, ao fazermos o caminho inverso, a marca também irá adiantar ao consumidor o que ele deve esperar da empresa. Ao vê-la, o consumidor cria expectativas e espera que a empresa seja capaz de atendê-las.

Possuir identidade verbal e visual

Assim como uma pessoa, a empresa precisa de um nome, um ‘rosto’ e uma identidade. Esses são os aspectos que fazem com que uma pessoa seja reconhecida e o mesmo funciona para as organizações ou empreendimentos. Tudo que for feito pela empresa, seja no ambiente corporativo ou em ações externas, precisa ter a ‘assinatura’ da organização. Dessa forma ela sempre será reconhecida.

Ao escolher o nome, as cores e o logotipo da marca, mais do que apenas o gosto pessoal do empreendedor, é preciso pensar estrategicamente em qual será o efeito de cada um desses fatores na mente das pessoas. Tudo precisa ser propositalmente alinhado pensando nas questões que acabamos de citar (posicionamento, valores, estratégia, etc). Além disso, a marca precisa ter originalidade e autenticidade.

Possuir um design adequado aos valores da empresa

Desde os primeiros anos da infância o cérebro humano já começa a fazer associações entre formas, cores e conceitos. Tudo o que vemos ao nosso redor é processado e analisado pelo consciente e pelo inconsciente. Fazemos associações mesmo sem pensar racionalmente a respeito delas.

É por esse motivo que o design da marca tem um papel importante na reação emocional dos indivíduos e, consequentemente, na tomada de decisões. Neurocientistas no mundo inteiro estudam como o cérebro processa essas informações (cores e formas) e reage a elas.

Alguns bons exemplos da força dos logotipos e como eles ficam registrados em nossa mente são as grandes marcas. Empresas como o a Nike, a Coca-Cola e o McDonalds são reconhecidas no mundo inteiro, por sociedades com diferentes costumes, idiomas e hábitos.

Fazer um branding adequado

O Branding é uma atividade estratégica de planejamento que resulta na percepção que o cliente tem da empresa. É um conjunto de ações que, quando realizadas de forma eficiente, fazem com que o público alvo reconheça a empresa da forma como ela deseja ser percebida.

O Branding é também o que estabelece o relacionamento entre empresa e clientes. É o que faz com que o público alvo se identifique com a marca e queira consumir seus produtos ou serviços. Podemos dizer ainda que é o processo de conquista do cliente, é quando ele percebe que aquela relação é positiva e que a empresa possui valores que condizem com os seus.

O Branding precisa ser constantemente trabalhado e aperfeiçoado, pois, assim como relacionamentos pessoais, empresas e clientes também estabelecem relações que precisam ser reasseguradas e mantidas através do tempo.

São diversos os motivos que fazem com que uma marca bem feita impacte diretamente no êxito de um empreendimento, seja ele uma grande corporação, uma pequena empresa ou mesmo um profissional autônomo.

Com o advento da internet e das mídias digitais, a marca se tornou um fator ainda mais importante para que as organizações sejam percebidas e reconhecidas em um universo abundante de informações. Se destacar e atrair os clientes certos são fatores decisivos para o sucesso.

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