Como abrir uma empresa e colocá-la na internet

Ao longo dos últimos anos, conversei com diversos empresários que desconheciam completamente o universo digital e como poderiam colocar a sua empresa nele. Quase sempre, eles me diziam a frase “não entendo nada de internet ou de digital. Mas a pergunta que sempre faço é: será que você precisa entender de http, php, @ e tudo mais que encontramos na internet para realmente colocar a sua empresa lá?

A resposta é NÃO! Isso mesmo, você não precisa ser um especialista em internet. Basta usar o mesmo parâmetro que você usou quando abriu a sua empresa e que ainda usa todos os dias.

Vamos lá:

1- Lançamento:

Abrir uma empresa requer um bom esforço e investimento inicial. Para abrir a sua empresa, você teve que:

  • Definir um nome e local adequado;
  • Criar uma marca e material básico de divulgação (cartão de visitas, folder, etc);
  • Comprar móveis e equipamentos;
  • Contratar funcionários
  • Ufa! É uma muita coisa para tirar o sonho do papel, não é mesmo?

E como colocar a sua empresa na internet?

A lógica é exatamente a mesma:

  • O endereço da sua empresa é o domínio (www.suaempresa.com.br). Ele é como o nome da rua, número, bairro, cidade, estado e país;
  • Sua loja/escritório, chamaremos, na internet, de Site. Ele será a porta de entrada dos clientes na sua empresa. Como uma porta mesmo, ou uma vitrine;
  • Os móveis e equipamentos serão a infraestrutura necessária para fazer o site (loja/escritório) funcionar todos os dias, durante 24 horas;
  • Agora, vem a parte mais ignorada e pouco compreendida:

   Assim como você tem funcionários para atender aos seus clientes e vender os seus produtos/serviços, na internet não é diferente. Você também precisa de uma equipe para manter o seu negócio no ambiente digital.

       A rotina da sua empresa deve ser mais ou menos assim:

  • Alguém abre todas as manhãs;
  • Os demais funcionários chegam e se preparam para as atividades (mas geralmente alguém deixou tudo limpinho antes);
  • Durante o dia, os funcionários atendem aos clientes, revisam os processos, fazem lançamentos e você, como gestor, acompanha tudo de perto para que no final do mês não tenha nenhuma surpresa;
  • O dia chega ao fim e alguém fecha a empresa.

Vocês fazem isso todos os dias. Ao menos cinco vezes na semana.

No seu site (escritório virtual), não pode ser diferente. Ele precisa ser acompanhado de perto. Revisado periodicamente para que os clientes vejam exatamente aquilo que a empresa quer que eles vejam. O site não pode ser um lugar feito por qualquer pessoa e ficar abandonado pelo o resto do ano. Ele precisa do mesmo cuidado diário ou, no mínimo, semanal.

Esse cuidado semanal é feito por meio de atendimento e gestão de conteúdo, entregando exatamente informações úteis que os clientes estão procurando na internet.

E qual a vantagem do site (escritório virtual)?

  • Ele fica disponível 24h todos os dias do ano. Isso quer dizer que quando você está dormindo, um possível cliente poderá estar lendo sobre a sua empresa;
  • O custo para ativar e manter esse escritório virtual é muito menor do que seu escritório físico;
  • Diferente da sua loja/escritório que fica aberto sem saber quem está vendo os seus produtos exatamente, na internet, você tem uma porção de dados ricos para o seu negócio. Você sabe quem visitou o seu site, onde o cliente estava e como se comportou em cada canto da página. E melhor: você consegue divulgar a sua empresa para as pessoas com o exato perfil que você precisa.

Exemplo: vamos dizer que você tem uma loja de tintas. E segundo a sua análise, a maioria dos seus clientes é composta por homens. Então, seria ótimo você promover anúncios e conteúdo direcionado somente para homens de acordo com o perfil dos seus clientes, escolhendo a faixa de idade, região, entre outros. Parece perfeito, não é?

Bem, quando falamos de comunicação na internet, isso não é só possível como muito praticado, por meio de ferramentas de publicidade on-line no Google e nas Redes Sociais.

Portanto, quando temos um site, estamos:

  • Deixando o nosso escritório / loja aberto durante 24 horas;
  • Gastando pouco para não “sair do ar” em nenhum minuto;
  • Monitorando quem nos procurou, quais produtos ou serviços são mais buscados, analisando os horários de mais visitas e descobrindo o perfil exato dos potenciais clientes;
  • Mantendo um espaço para produzir conteúdo relevante para os clientes em potencial.

Precisa de um site e de presença digital para divulgar a sua empresa e aumentar as suas vendas?

Fale com a gente clicando aqui, enviando um e-mail para [email protected] ou ligue para (31) 3564-8364

2. Atendimento

Vamos considerar que você já passou pelas etapas anteriores, ou seja, já tem um site no ar que consta as informações da sua empresa e mostra os seus produtos e serviços. Agora, vamos avaliar outros pontos fundamentais.

O seu site realmente representa a sua empresa?

Como já falamos no início deste artigo, o seu site é a vitrine da sua empresa na internet. E qual a impressão que ele tem passado para as pessoas que o visitam? Ele realmente mostra o que você é?

Os seus produtos e serviços estão claros?

Antes de buscar o nome da sua empresa, o seu potencial cliente está buscando soluções, ou seja, aquilo que você vende ou fornece. Por isso, os seus serviços ou produtos precisam estar bem apresentados, claros e descritos no seu site.

Você pensa no Google?

Assim como você, o seu cliente também procura o que precisa no Google. Se você tem um site, você pode aparecer como resultado de busca, mas os seus concorrentes também podem estar por lá! Para a sua marca aparecer nas primeiras posições nos resultados de busca, é necessário que os seus produtos e serviços estejam bem descritos e apresentados de forma estratégica (logo, vamos escrever um artigo específico sobre posicionamento no Google).

Você está acompanhando quais serviços / produtos atraem mais acessos?

É essencial acompanhar os acessos do seu site, se possível, diariamente, e checar quais páginas estão sendo mais acessadas. Assim, você pode tomar decisões de negócio com dados confiáveis e ajustar as suas estratégias. Por que o produto X atrai mais acessos? E como o produto Y tem baixa procura no site se antes eu o considerava mais importante? Perguntas semelhantes precisam ser feitas o tempo todo.

3. Vendas

Se o seu site está no ar, representa bem a sua marca e os dados que ele gera são analisados de forma contínua, os resultados serão consequência. Então, chegou a hora de avaliar se, de alguma forma, o seu site está gerando crescimento para o seu negócio. A sua Caixa de Entrada está recebendo mais e-mails com pedidos de orçamento? O seu telefone está tocando mais? As pessoas estão indo até o seu endereço dizendo que encontraram o seu negócio pela internet?

Concluindo

O Brasil possui mais de 100 milhões de internautas, segundo o Ibope. Portanto, além de manter a sua empresa aberta durante 24 horas, ter a possibilidade de segmentar a sua divulgação para o público que te interessa e monitorar os resultados de forma precisa, o site faz com que você esteja presente no ambiente em que as pessoas estão. Ter um site que represente a sua marca é uma questão de sobrevivência.

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