Quais são as barreiras que impedem o seu cliente de comprar o seu produto?

Fazer vendas em uma loja é muito diferente de vender online. Os novos aventureiros do mercado digital estão percebendo essa realidade.

Um dos principais desafios para o mercado digital é a impossibilidade de argumentar quando o cliente desiste da compra. Quando se está cara a cara com o consumidor é possível saber exatamente o porquê de ele não comprar. Então, o vendedor tenta convencê-lo a reconsiderar.

Na internet, em contrapartida, a venda simplesmente não é efetuada. A não ser que seu cliente concorde em responder a uma pesquisa de opinião, você não vai saber por quê.

É importante lembrar que, antes de investigar as objeções, você precisa ter certeza de que está anunciando para o público certo. De outra forma, as vendas podem não ser concretizadas simplesmente por que seus anúncios não estão chegando até as pessoas que precisam do seu produto.

Qualidade

Quando o cliente está em uma loja, ele avalia a qualidade do seu produto pessoalmente. Mas no ambiente virtual isso não é possível. Nesse caso o consumidor usa de outros fatores para averiguar se o seu produto é bom.

Elementos como a navegabilidade do site, a qualidade do conteúdo e até mesmo as cores da logomarca influenciam no momento de compra. Na maioria das vezes, o cliente não tem consciência dessa análise. Ele apenas se sente confortável ou não em fechar o negócio.

Em suma, a qualidade de tudo o que você faz online irá influenciar na percepção do seu produto. Por esse motivo é tão importante adotar estratégias de comunicação condizentes com o seu negócio.

Confiança

Além de confiar que seu produto é bom, o cliente precisa confiar que você irá entrega-lo. E no prazo. Uma solução inteligente para enfrentar essa barreira é interagir com seus consumidores em diversas redes sociais.

Se o cliente perceber que o seu produto é feito por pessoas reais, e entregue para pessoas reais, ele se sentirá mais amparado. Ao acompanhar as redes sociais, ele vai perceber que existem outras pessoas que conhecem o seu negócio e compram seu produto.

Aplicabilidade

O seu produto pode ser extremamente interessante, mas o cliente não sabe como usá-lo na própria vida. O que isso quer dizer? Significa que apesar de perceber a qualidade do seu produto e confiar na entrega, o consumidor não enxerga como a compra poderia mudar a sua realidade.

Nessa situação a melhor alternativa é ser claro. É enfatizar, além dos benefícios, a aplicabilidade do produto. Por exemplo, se você vende um curso de inglês, mostre como a vida do cliente poderia melhorar se ele soubesse uma nova língua.

Preço

Esse fator é uma das maiores barreiras. “Então quer dizer que para vender na internet meu produto precisa ser barato?”. Não. Definitivamente não.

Na verdade, para seu cliente efetivar a compra o preço do produto precisa coincidir com as expectativas dele. Ou seja, o preço do produto precisa estar de acordo com a percepção de valor do consumidor.

Enfim, se o cliente acredita que o que você está oferecendo vale de 40 a 60, mas o seu produto custa 80 reais, você precisa melhorar seus argumentos para que o cliente mude essa percepção. Oferecer muito por um preço baixo também é perigoso. O consumidor tende a acreditar que você está enganando-o de alguma forma.

Outro fator importante é conhecer o poder de compra do seu público alvo. Algumas vezes pode ser interessante oferecer outras condições de compra, como parcelamento sem juros.

Tempo

Essa é a principal reclamação da maioria das pessoas que compram online. Somos constantemente bombardeados com muita informação. No momento da compra, seu cliente pode ter visto outra coisa interessante na internet e perdido o foco.

Por esse motivo é essencial investir em estratégias de marketing e construir um relacionamento duradouro com seu público alvo. Assim, quando o cliente voltar a necessitar do seu produto, ele vai lembrar-se de você e saberá exatamente onde encontra-lo.

Solução

Precisa de ajuda para criar esse relacionamento com o futuro comprador e fazer estratégias de marketing que dão resultado em curto e longo prazo? A 3Nós pode te ajudar. A partir de nossa própria experiência desenvolvemos metodologias criativas para micro e pequenas empresas como nós.

Estamos há mais de 5 anos no mercado e hoje, além da sede em Belo Horizonte, temos uma filial em Boston (EUA).

Entre em contato e descubra o que podemos fazer para te ajudar a vencer as objeções dos clientes e aumentar as vendas.

Leave a Reply