Quer empreender mas não sabe em quê? Descubra se a sua ideia pode dar certo.

Existe um sentimento que nos motiva quando estamos prestes a começar algo novo, por vezes parece que o peito vai explodir. Chama-se vontade. Ela nos tira o sono e passamos horas e mais horas pensando em ideias.

Quando uma ideia surge, no primeiro momento ficamos fascinados por ela. Nada abala nossa convicção de que encontramos aquilo que vai se tornar um produto incrível! Logo depois começam a surgir alguns questionamentos: Será que vai dar certo? Será que é isso mesmo que eu quero? As pessoas vão comprar?

Essas perguntas na verdade são muito boas, mas é importante que elas não nos travem e não nos impeçam de seguir em frente e dar o próximo passo.

Não importa se você acabou de ter uma ideia ou quer empreender e não sabe exatamente por onde começar, o método a seguir consiste em validar o seu negócio em 3 níveis: Paixão, Habilidade e Demanda.

1º nível: Paixão

O negócio que está prestes a desenvolver ou a área na qual quer investir é algo que você gosta e acredita?

Trata-se de uma questão muito pessoal e subjetiva. Só você consegue avaliar o seu nível de comprometimento e investimento emocional.

Por que isso é tão importante?

Quanto mais apaixonado e envolvido você é por um determinado assunto, mais vai se dedicar a ele. É natural. Você vai estar muito mais inclinado a passar horas fazendo aquilo que, em outras palavras, “toca seu coração”.

Pense um pouco: quanto tempo você passa pesquisando sobre as coisas de que gosta? Quantas vezes você conversa sobre esse assunto com outras pessoas? Quão animado você se sentiria em estudar mais?

Você vai estar mais motivado a se aprimorar em um assunto pelo qual é apaixonado, portanto, seu negócio tem mais chances de crescer e ajudar outras pessoas. Consequentemente, maior é o seu retorno financeiro.

Quando você enxerga propósito naquilo que faz é muito mais fácil estabelecer um ciclo virtuoso em seu trabalho.

2º nível: Habilidade

A paixão é muito importante, mas não é ela quem vai garantir o sucesso do seu negócio. O êxito de seu empreendimento está na sua capacidade de mudar a vida de outras pessoas.

Em suma, as pessoas podem enxergar a sua paixão pelo assunto e estarem mais abertas a ouvi-lo, mas o que realmente vai despertar o interesse e gerar vendas é a sua habilidade em transformar vidas.

Então, as próximas perguntas que você precisa fazer são: Qual habilidade eu possuo que pode mudar a vida de outras pessoas? Em que eu posso ajudar e causar transformação? Como eu posso contribuir?

É importante levar em conta que dos três níveis do processo, esse é determinante. Não existe negociação quando estamos falando de habilidade. Se você quer ter sucesso e se destacar em um ambiente competitivo precisa ter potencial real de fazer diferença na vida de outras pessoas.

Não sou muito bom em nada, e agora?

Calma! Mesmo que você não tem nenhuma habilidade específica existe solução! Não precisa ser você quem domina a habilidade. Você pode se associar a alguém que entende muito bem do assunto.

Como escolher as pessoas certas?

Existem três requisitos que um bom profissional precisa para estar ao seu lado: habilidade; ser apaixonado pelo que faz; e ser alguém com quem você goste de trabalhar.

O primeiro e o terceiro requisitos chegam a ser óbvios. Além de dominar o assunto, o seu sócio precisa ser alguém com quem você goste de trabalhar para que a relação profissional beneficie o negócio.

Já o segundo requisito é importante pelos mesmos motivos que mencionamos acima: quanto mais apaixonado um profissional é pelo próprio trabalho, mais disposto ele estará em executá-lo da melhor forma possível.

3º nível: Demanda

Um produto só é vendido quando existem pessoas dispostas a comprá-lo. A boa notícia é que, hoje em dia, você não precisa esperar o lançamento do produto para averiguar a demanda. A internet pode te ajudar (e muito) nessa avaliação.

Uma das formas de checar se algo tem sido procurado é conferir as estatísticas do Google. O site fornece, para qualquer pessoa, os índices de pesquisa. A ferramenta se chama Planejador de Palavras chave e através dela você consegue digitar um termo e saber se houve procura por ele nos últimos meses ou anos.

Além disso, a ferramenta também fornece informações sobre o volume de pesquisas e, consequentemente, o tamanho do mercado.

Outra maneira eficiente é pesquisar, você mesmo, o termo desejado e observar se existem empresas anunciando. Quando o Google retorna anúncios é porque pessoas com dinheiro estão investindo nesse mercado. Se existe capital então provavelmente o investimento dá resultado.

Mas por onde começar?

Sentiu-se inspirado a alavancar o seu negócio? A 3Nós é uma agência de publicidade especializada em micro e pequenas empresas. Assim como você pode começar a fazer agora, há alguns anos atrás desenvolvemos uma metodologia para também começar nossa empresa.

Como a Pesquisa de Viabilidade funciona?

Estratégia, organização e investimento. Esses são passos essenciais para quem quer empreender em algo totalmente novo e, também, para quem deseja dar uma guinada em sua empresa. Por isso, realizar uma pesquisa de mercado deve ser o primeiro passo.

Se você está em busca de melhorar seu posicionamento das mídias sociais, aumentar o alcance e visibilidade da sua marca e se fortalecer no meio digital, a gente sabe como te ajudar. 

Pesquisa de Viabilidade tem como objetivos principais:

  • Identificar o mercado concorrente;
  • Analisar as palavras-chave;
  • Buscamos o público alvo online;
  • Otimizar a verba para mídia;
  • Mapear o nível de interesse de produtos e serviços.

Os dados nos mostram os melhores caminhos para sua empresa! 

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar. 

Leave a Reply