Entenda por que um site responsivo é essencial

Você está usando as redes sociais no celular quando encontra um link interessante e clica. Porém, o acesso às informações em seguida fica comprometido porque as letras do site estão pequenas, você precisa ficar aumentando a tela, as imagens estão deformadas e, o que antes era atraente, vira motivo de desistência. E sabe por que isso acontece? Simples, você entrou em um site que não é responsivo, ou seja, ele não possui um design ou layout adaptável à plataforma ou dispositivo em que está sendo exibido.

Apesar de hoje um site responsivo ser visto como princípio básico, muita gente ainda abre mão desse recurso. Por isso, veja alguns motivos que provam que um site responsivo é imprescindível.

1. O Google prioriza os sites responsivos

O principal site de busca do mundo promete entregar ao usuário aquilo que é mais útil e conveniente de acordo com cada busca feita. Por isso, desde abril deste ano, sites que não são responsivos perdem consideralvemente a relevância nas buscas. Por quê? Sites que não se adaptam ao mobile são vistos como carta fora do baralho por não serem nada convenientes.

2.  As buscas no mobile já ultrapassaram o desktop

Essa informação é de Sundair Pichai, CEO do Google. Isso com confirma que os computadores são cada vez mais coadjuvantes e que as plataformas móveis devem ser priorizadas.

Na imagem: Site da 3Nós em um computador comparado à versão mobile, ou seja, responsiva.

3. 72 milhões de pessoas acessam a internet via celular no Brasil

Isso corresponde a mais de 70% dos internautas brasileiros, que atualmente são 100 milhões. Os dados são da Nielsen Ibope e referem-se ao segundo semestre de 2015. Em relação a 2014, houve um crescimento de 4%.

4. Site responsivo não é a simples redução do seu site, é a ponte de integração entre os canais

Um ponto pouco observado mas muito importante é que o mobile, muitas vezes, pode ser o acesso intermerdiário em uma conversão. No último Encontro Locaweb em Belo Horizonte, ocorrido em março de 2015 e totalmente dedicado ao mobile, Rafael Damasceno, especialista em Marketing Digital e cofundador da Supersonic, citou em palestra que 65% das pessoas atualmente começam uma compra on-line pelo smartphone. Ele disse, ainda, que 90% de quem começa uma compra on-line no smartphone faz o processo final no desktop. Ou seja, o clique final pode até não ser pelo celular, mas o início do processo, sim. Outro dado relevante também apresentado no evento, mas por Léo Xavier, fundador da Pontomobi: 76% de quem viu um anúncio na mídia em geral realizou uma pesquisa no celular sobre o produto ou serviço anunciado. E um último dado, mas não menos importante (pelo contrário): o mobile representou 14% do e-commerce brasileiro no segundo trimestre de 2015, segundo pesquisa realizada pela Criteo.

Conclusão

Não é por acaso que a expressão mobile first cada dia se torna mais conhecida e, principalmente, tangível. Um site precisa ser navegável em computadores, celulares e tablets pois, cada vez mais, a internet se desmembra de lugares fixos.

Então, o site da sua empresa já é responsivo? Se não, podemos te ajudar. 😉

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