Por que a pequena ou média empresa deve contratar uma agência de comunicação?

Um dos grandes desafios dos pequenos e médios empresários é realizar um trabalho de marketing e comunicação com a atenção que essas áreas merecem e, claro, com resultados concretos. Mas pontos como o alto preço de grandes agências, a dificuldade de se contratar muitos profissionais e o alto custo trabalhista de se manter uma equipe de marketing fixa inviabilizam projetos realmente interessantes e a comunicação acaba não sendo trabalhada de maneira correta e, como não poderia ser diferente, os frutos não acontecem. Todavia, a comunicação, o marketing e a propaganda são poderosas ferramentas para divulgar marcas e produtos e aumentar as vendas, desde que tratadas como áreas realmente estratégicas da empresa, independentemente do porte da organização. Por isso, listamos abaixo cinco pontos para mostrar que contratar uma agência voltada para pequenos e médios negócios é uma escolha mais efetiva por trazer ganhos financeiros e qualidade.

1. Você irá conversar com apenas um fornecedor

A boa gestão do tempo é uma busca contínua de qualquer profissional de alta performance e de grandes responsabilidades. Reuniões consomem, às vezes, horas do dia e não podem ser dispensadas. Essa situação resume a dificuldade de se falar com vários fornecedores destinados a uma área da empresa. Você precisa de agenda para falar com o programador freelancer, fazer contato com a gráfica ou designer que está produzindo um folder e ver os e-mails que o responsável por suas mídias sociais te enviou com urgência, pois ele precisa dar respostas aos usuários que estão enviando críticas na rede. Se essas e outras demandas estiverem sob a responsabilidade de uma agência, as reuniões acontecerão com menos frequência (pois você vai conversar apenas com uma empresa) e o melhor de tudo: os processos são delegados para a agência resolver e a sua tarefa será otimizada em aprovar ou não os resultados.

2. O investimento será otimizado

E não podemos esquecer que pior que conversar com muita gente é ter que pagar todos eles. No primeiro momento, a contratação de um freelancer ou de uma empresa que prestará um serviço pontual de comunicação ou marketing parece ser a solução mais viável financeiramente, até mesmo se comparada à possibilidade de ser ter uma equipe interna de colaboradores. Em situações específicas, realmente isso pode ser o melhor a se fazer. Entretanto, contratar muita gente para demandas isoladas requer alto investimento de tempo e dinheiro. Quem nunca se deparou com a situação em que o desenvolvedor do site alega atraso porque não recebeu a marca gráfica ou a parte do conteúdo? Ou, ainda, o designer fez um trabalho de qualidade, mas um outro fornecedor deixou muito a desejar e comprometeu a qualidade de todo o processo?

E um detalhe importante: a agência dispõe de uma equipe de profissionais especializados que não só fazem a comunicação acontecer, mas também te ajudam a usar o seu investimento da melhor forma.

3. Todas as demandas da comunicação irão falar a mesma linguagem

Pensando na comunicação como uma complexa ramificação de atividades (identidade visual, material gráfico, endomarketing, digital etc), há uma dificuldade do pequeno e médio empresário em controlar a qualidade de todos esses itens e, dificilmente, apenas um profissional freelancer terá todas essas habilidades. Isso causa problemas de comunicação, equiparação de qualidade, sinergia entre os projetos e sincronia entre as entregas.

4. A agência não executa demandas isoladas, mas age estrategicamente

Contratando uma agência, as atividades operacionais se tornam coadjuvantes diante de uma estratégia muito mais integradora. E o mais importante: o(s) gestor(es) da empresa pode dedicar mais tempo e energia às atividades do negócio, ou seja, a agência tira um fardo dos ombros de quem já está cheio de responsabilidades e desafios para resolver diariamente.

5. Você terá uma equipe multidisciplinar pensando ao seu favor

Em vez de ter um designer pensando só em design e um programador pensando só em site, por exemplo, você pode ter uma equipe mobilizada e pensando junta, ou seja, você vai contar com uma união de talentos. Desde criança, aprendemos que “duas ou mais cabeças pensam melhor que uma”. Se tratando de comunicação e marketing, áreas em que a criatividade é uma palavra-chave central, o pensamento em conjunto e integrado resulta em possibilidades muito mais promissoras.

Conclusão

Já estamos na época em que a separação entre marketing tradicional e digital ou agência on-line e off-line está perdendo o sentido. As marcas, sejam elas pouco ou muito conhecidas, devem buscar um propósito sólido e uma comunicação coerente em qualquer mídia ou ambiente. Por isso, é fundamental a pequena ou média empresa integrar a sua mensagem em todos os meios, pois as plataformas utilizadas devem ser sempre complementares. E, para isso, é preciso uma estratégia conjunta e bem construída de comunicação e marketing.

Então, gostou do texto? Comente!

Se você se identificou com alguns dos motivos listados acima, podemos te ajudar. E acredite: você não irá se assustar com os preços.

Acredito que você também vai gostar de ler:

O que mudou na relação entre clientes e marcas após 21 de outubro de 1985

Entenda a importância do designer gráfico (e do design) na sua estratégia de Marketing

Leave a Reply