Por que o meu negócio precisa de um blog?

A maioria dos negócios (pequenos, médios e grandes) possui um site institucional para apresentar as características básicas da empresa como missão, endereço, contato, história etc. Mas nem todas exploram os benefícios de um blog, ferramenta fundamental para trabalhar o marketing de conteúdo. Basicamente, um blog é um espaço para postagens de conteúdo multimídia apresentadas de forma cronológica, permitindo a interação dos leitores através de comentários. E essa dinâmica pode ser uma grande oportunidade. Não estamos falando aqui das pessoas que tem o ofício de “blogar” como atividade fim ou fonte de renda, mas sim de organizações ou marcas que podem fomentar o próprio conteúdo em um projeto que valorize as atividades e as informações institucionais da marca, sejam elas on-line ou off-line. Veja alguns bons motivos para a sua empresa investir ou continuar investindo em um blog:

Você pode usar o conteúdo como isca

Em consequência da imensurável quantidade de informação que as pessoas recebem atualmente por várias mídias, principalmente via internet, é importante fazer o cliente chegar a você através daquilo que ele procura. Em outras palavras, faça das suas postagens uma isca. Mas atenção: para o seu conteúdo ser atrativo, ele precisa ser útil e aplicável e, para fazer sentido, precisa fomentar o seu negócio. 

Você ganha credibilidade

Mostre para o seu cliente que você entende do assunto que se propõe a trabalhar. A sua marca ganha credibilidade se, além de vender um produto ou serviço, fala com propriedade sobre eles.

Você cria a sua própria mídia e gera visibilidade

Atraia a atenção das pessoas e da mídia através de seu blog. É lá que a sua marca pode ganhar visibilidade para se tornar referência de assuntos relacionados ao seu nicho de mercado e, posteriormente, gerar mídia espontânea para o seu negócio.

Um blog movimenta as redes sociais e vice-versa

Nada melhor para as suas redes sociais que conteúdos sempre atualizados em seu blog. Use e abuse do Facebook, do Twitter, do Instagram, entre outros, mas sempre centralize as informações que você publica na internet em seu blog, formando, assim, um alicerce e histórico de informações. E disponibilize, sempre, os botões de compartilhamento nos textos publicados.

O diálogo pode ser estendido

Use o espaço do seu blog para aprofundar e intensificar a conversa e o relacionamento com o seu público. Registre e organize os questionamentos mais frequentes dos clientes ou potenciais clientes para você ter novas ideias de temas para postagens. As pessoas da empresa que lidam diretamente com o público podem fornecer informações preciosas. Fique atento, também, às redes sociais, fontes de ótimos insights e gatilhos de interação.

E não se esqueça:

Objetividade é fundamental

Textos na internet não precisam ser necessariamente curtos demais, porém a objetividade é um elemento fundamental para prender a atenção do internauta que, provavelmente, vai ler o seu artigo com várias abas abertas e com inúmeras janelas de bate-papo piscando (como pode estar acontecendo agora). Tudo contribui para que ele se distraia e faça outra escolha que não seja a sua postagem. Além disso, os mecanismos de busca estão cada vez mais avançados e buscam textos que realmente entregam o que prometem. Escolha uma linguagem clara, já com a ideia principal do artigo e palavras-chaves expostas logo no título e no primeiro parágrafo.

Monitore e responda a comentários

Da mesma forma que nas redes sociais, blogs muito acessados geram comentários e debates, às vezes calorosos, dos leitores. Monitore o que está sendo dito e responda às questões quando achar pertinente.

Capriche no design

Um design bem feito e uma cuidadosa seleção de imagens para ilustrar as postagens do seu blog valorizam o seu conteúdo. Por isso, capriche!

E tenha foco e paciência! Cada nova postagem é um novo tijolo na construção. Os resultados sólidos dificilmente serão vistos de um dia para o outro, pois dependem de constância, consistência, organização e manutenção da qualidade em cada texto.

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